BG-български език / CS-čeština / DA-dansk / DE-Deutsch / EL-ελληνικά / EN-English / ES-Español / ET-eesti / FI-suomi / FR-français / GA-Gaeilge / HR-hrvatski jezik / HU-magyar / IT-Italiano / LT-lietuvių kalba / LV-latviešu valoda / MT-Malti / NL-Nederlands / PL-Polszczyzna / RO-Română / SL-Slovenščina / SK-Slovenčina / SV-Svenska
Sobre as Avaliações do Impacto na Sustentabilidade (AIS)
As AIS analisam o potencial económico, social, direitos humanos e o impacto ambiental de acordos comerciais a ser negociados pela União Europeia (UE). São baseadas numa análise profunda das alterações que o acordo comercial pode vir a causar na UE, no país parceiro e nos países em desenvolvimento. De forma igualmente importante, estas incluem consultas abrangentes das partes interessadas na UE e no país parceiro. As AIS são realizadas de forma independente por consultores externos nomeados pela Comissão Europeia. As conclusões e recomendações de uma AIS servem de base para as negociações, o que ajuda os negociadores a otimizar as respetivas opções políticas.
Acerca do acordo de livre comércio entre a UE e Austrália
Austrália a está entre as economias desenvolvidas de crescimento mais rápido. Em linha com isto, o comércio bilateral de mercadorias entre a UE e a Austrália tem vindo a crescer regularmente em anos recentes, alcançando cerca de 75 biliões de euros em 2017 (bens e serviços).Neste contexto, a UE e a Nova Zelândia concordaram em negociar um Acordo de Livre Comércio (FTA). A 22 de maio de 2018, o Conselho Europeu autorizou a abertura das negociações, que começaram em junho de 2018 e estão atualmente a decorre.
Acerca da SIA entre a UE e Austrália
A SIA em suporte às negociações sobre um acordo de livre comércio entre a UE e Austrália é implementada pelos Conselheiros Económicos da BKP, uma firma de consultoria e investigação económica sediada na Alemanha, em cooperação com a Trade Impact BV, Global Sustainable Solutions, Trinomics e Monash University. Os trabalhos arrancaram em janeiro de 2019 e continuarão ao longo de 10 meses. A equipa preparará dois relatórios principais. Os relatórios serão publicados neste website em fevereiro/março de 2019 (relatório inicial) e setembro de 2019 (relatório final) sendo debatidos com os interessados antes da sua conclusão.